Sobre nós

A Doular é uma Associação sem fins lucrativos que nasceu espontaneamente a partir da enorme vontade de mulheres que desejam transformar a realidade das doulas em Portugal.

Criada por doulas, para doulas, queremos ser casa para acolher quem acolhe. Desejamos, através de ações afirmativas, garantir que a importância da nossa profissão seja conhecida e reconhecida por profissionais de saúde, famílias e público em geral, propagando todos os benefícios de se ter o apoio de uma doula durante algumas das fases mais cruciais da vida de uma pessoa.

Uma vez que a importância da profissão da doula é legitimada pelas mais recentes evidências científicas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desejamos popularizar o nosso trabalho com o intuito de garantir o livre acesso ao cenário de parto, onde quer que este aconteça. Como uma profissional de assistência ao parto e na gravidez, queremos trabalhar para garantir que o suporte da doula seja possível durante todo o tempo que a grávida e a família desejar.

O nosso objetivo enquanto doulas é, sobretudo, poder servir integralmente as grávidas que nos escolhem para as acompanhar na sua caminhada, assim, na Doular, queremos combater preconceitos e fornecer ferramentas variadas para que as doulas possam servir cada vez mais e melhor.

Um dos principais objetivos da Doular é o da DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO DE DOULA, visando o seu reconhecimento e estatuto legal. Queremos promover a formação contínua das nossas associadas, a divulgação científica dentro dos nossos contextos, o desenvolvimento de políticas e estratégias públicas e privadas que permitam o exercício profissional respeitado e integrado nos sistemas de saúde portugueses.

Temos também outros objetivos:

  • Defender e representar os interesses profissionais das doulas associadas e que exerçam em Portugal;
  • Apoiar e orientar a nossa associada no seu exercício profissional, auxiliando-a através da capacitação e divulgação do seu trabalho;
  • Promover e garantir a inserção e integração das doulas nos serviços de saúde públicos ou privados durante os processos gravídicos e puerperais e outras áreas de atuação;
  • Participar nos debates que envolvem o desenvolvimento de políticas públicas e privadas, campanhas de consciencialização e de divulgação sobre os processos gravídicos e puerperais, assim como sobre a importância do trabalho das doulas em outras áreas;
  • Promover a união das doulas e a defesa dos seus justos interesses;
  • Promover ações de cooperação, intercâmbio e convénios, entre os órgãos e instituições públicas e privadas, em âmbito local e nacional, na área da saúde e educação;
  • Promover e difundir o conhecimento científico atualizado para todos os interessados e, sobretudo para profissionais ligados ao ensino, à pesquisa e aos serviços de saúde, participando e organizando formações, palestras, seminários, simpósios, conferências, eventos, congressos nacionais e internacionais, feiras e outros eventos ligados ao ciclo gravídico, puerperal e demais áreas de atuação das doulas;
  • Disponibilizar recursos auxiliares ao trabalho das doulas;
  • Implantar, difundir e assessorar o desenvolvimento de projetos pedagógicos de formação e certificação de doulas, contribuindo para a qualificação profissional, definição dos objetivos, das práticas e dos requisitos da formação e profissionalização da doula;
  • Dar suporte à doula na sua inserção no mercado;

Nesse sentido, a associação defende valores como a Cooperação, o Respeito e Igualdade de Oportunidades, o Reconhecimento e Valorização da Individualidade, a Competência, Orientação Ética, Integridade e transparência e a Não discriminação.

História

Era uma vez…
…um grupo de doulas que conversavam por chat no telemóvel e que sempre manifestaram a sua insatisfação por não conseguirem acompanhar integralmente as suas grávidas. Estas mulheres eram constantemente impedidas de entrar nos hospitais, mediante a restrição de apenas um/a ou mesmo nenhum/a acompanhante nas salas de parto dos hospitais portugueses e sentiam-se muitas vezes hostilizadas quando finalmente conseguiam entrar.

Frustradas com o desconhecimento do seu trabalho e a falta de aceitação no cenário obstétrico, as doulas decidiram que era hora de unir forças para mudar essa realidade e tornar a sua profissão reconhecida em Portugal, seguindo a tendência de muitos países que já adotaram condutas mais respeitosas na assistência ao parto.

E foi assim que, despretensiosamente, mas com muita vontade de fazer acontecer, estas mulheres decidiram formar um coletivo de Doulas. Nasceu assim a Doular, como Associação, no dia 19 de maio, foi realizada a Escritura da Associação e a mesma foi lançada a público no dia 2 de Julho.

Também queres fazer parte dessa história? Então junta-te a Nós! Sê bem-vinda. A casa é tua.

Quem somos

Somos um grupo de doulas de diferentes nacionalidades que atuam em Portugal e querem mudar o cenário obstétrico vigente. Conheça quem faz acontecer na Doular – Associação Portuguesa de Doulas:

Ana Reis

Beatriz Fortes

Bruna Sampaio

Carolina Botafogo

Carolina Coimbra

Cátia Pereira

Cinthia Matos

Damaris Almeida

Juliana Albuquerque

Lays Rocha

Marta Lima

Patrícia Paiva

Pittia Paula

Rute Castro

Sara do Vale

Stéfanie Stefaisk

Sobre nós

Criada por doulas, para doulas, nós da Doular queremos ser casa para acolher quem acolhe.

Contato

 

doular.apd@gmail.com

Agradecimento

© 2022 Doular – Todos os direitos reservados