A Doular é uma Associação sem fins lucrativos que nasceu espontaneamente a partir da enorme vontade de mulheres que desejam transformar a realidade das doulas em Portugal.
Criada por doulas, para doulas, queremos ser casa para acolher quem acolhe. Desejamos, através de ações afirmativas, garantir que a importância da nossa profissão seja conhecida e reconhecida por profissionais de saúde, famílias e público em geral, propagando todos os benefícios de se ter o apoio de uma doula durante algumas das fases mais cruciais da vida de uma pessoa.
Uma vez que a importância da profissão da doula é legitimada pelas mais recentes evidências científicas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desejamos popularizar o nosso trabalho com o intuito de garantir o livre acesso ao cenário de parto, onde quer que este aconteça. Como uma profissional de assistência ao parto e na gravidez, queremos trabalhar para garantir que o suporte da doula seja possível durante todo o tempo que a grávida e a família desejar.
O nosso objetivo enquanto doulas é, sobretudo, poder servir integralmente as grávidas que nos escolhem para as acompanhar na sua caminhada, assim, na Doular, queremos combater preconceitos e fornecer ferramentas variadas para que as doulas possam servir cada vez mais e melhor.
Um dos principais objetivos da Doular é o da DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO DE DOULA, visando o seu reconhecimento e estatuto legal. Queremos promover a formação contínua das nossas associadas, a divulgação científica dentro dos nossos contextos, o desenvolvimento de políticas e estratégias públicas e privadas que permitam o exercício profissional respeitado e integrado nos sistemas de saúde portugueses.
Temos também outros objetivos:
Nesse sentido, a associação defende valores como a Cooperação, o Respeito e Igualdade de Oportunidades, o Reconhecimento e Valorização da Individualidade, a Competência, Orientação Ética, Integridade e transparência e a Não discriminação.
Era uma vez…
…um grupo de doulas que conversavam por chat no telemóvel e que sempre manifestaram a sua insatisfação por não conseguirem acompanhar integralmente as suas grávidas. Estas mulheres eram constantemente impedidas de entrar nos hospitais, mediante a restrição de apenas um/a ou mesmo nenhum/a acompanhante nas salas de parto dos hospitais portugueses e sentiam-se muitas vezes hostilizadas quando finalmente conseguiam entrar.
Frustradas com o desconhecimento do seu trabalho e a falta de aceitação no cenário obstétrico, as doulas decidiram que era hora de unir forças para mudar essa realidade e tornar a sua profissão reconhecida em Portugal, seguindo a tendência de muitos países que já adotaram condutas mais respeitosas na assistência ao parto.
E foi assim que, despretensiosamente, mas com muita vontade de fazer acontecer, estas mulheres decidiram formar um coletivo de Doulas. Nasceu assim a Doular, como Associação, no dia 19 de maio, foi realizada a Escritura da Associação e a mesma foi lançada a público no dia 2 de Julho.
Também queres fazer parte dessa história? Então junta-te a Nós! Sê bem-vinda. A casa é tua.
Somos um grupo de doulas de diferentes nacionalidades que atuam em Portugal e querem mudar o cenário obstétrico vigente. Conheça quem faz acontecer na Doular – Associação Portuguesa de Doulas:
Criada por doulas, para doulas, nós da Doular queremos ser casa para acolher quem acolhe.
doular.apd@gmail.com
© 2022 Doular – Todos os direitos reservados